5 de julho de 2012

A Viagem - 1994

250px-Novela_A_Viagem_1994a-viagem-espirita550

alexandre-a-viagemtorloni_viagem

Autoria: Ivani Ribeiro
Colaboração: Solange Castro Neves
Direção: Wolf Maya, Ignácio Coqueiro e Maurício Farias
Direção geral: Wolf Maya
Período de exibição: 11/04/1994 – 22/10/1994
Horário: 19h
Nº de capítulos: 160

TRAMA PRINCIPAL
- Remake da novela homônima exibida pela TV Tupi, em 1975, escrita também por Ivani Ribeiro, A Viagem tem como tema central a vida após a morte, inspirada na filosofia de Allan Kardec, o codificador do espiritismo. O personagem que conduz as tramas é Alexandre (Guilherme Fontes), um delinquente que se mata na cadeia após ser condenado por roubo seguido de homicídio e passa a infernizar a vida de todos os que julga responsáveis por seu trágico destino.
- Alexandre é um rapaz rico e desajustado que tenta roubar o cofre do escritório onde trabalha para quitar uma dívida. Pego em flagrante, ele se desespera e mata o tesoureiro da empresa. Seu irmão, Raul (Miguel Falabella), e o cunhado, Téo (Maurício Mattar), com quem o jovem não mantém boa relação, o entregam à polícia. Diná (Christiane Torloni), sua irmã mais velha, decide protegê-lo e, para isso, recorre aos melhores profissionais para defendê-lo. Sua mãe, dona Maroca (Yara Cortes), apesar de sofrer muito com as atitudes do filho caçula, também fica ao lado dele. Sua namorada, Lisa (Andréa Beltrão), cansada do conturbado e inconstante romance, decide abandoná-lo.
- Ciente da gravidade do caso de Alexandre, Diná implora ao conceituado criminalista Otávio Jordão (Antonio Fagundes) que cuide do caso, mas, amigo do tesoureiro morto, Otávio se recusa a defender o rapaz. Seu maior objetivo, inclusive, é colocá-lo na cadeia, custe o que custar. Alexandre é condenado e, sem esperança, comete suicídio na prisão.

GALERIA DE PERSONAGENS
ALEXANDRE VELOSO (Guilherme Fontes) - Rapaz sem caráter, maldoso, vingativo.  Filho caçula de dona Maroca (Yara Cortes), e irmão de Diná (Christiane Torloni) – que não vê seus defeitos –, Raul (Miguel Falabella) e Estela (Lucinha Lins). Morre no início da trama e passa a atormentar os que julga responsáveis por seu trágico destino.
DINÁ (Christiane Torloni) - Filha de dona Maroca (Yara Cortes), irmã de Raul (Miguel Falabella), Estela (Lucinha Lins) e Alexandre (Guilherme Fontes). É dona de uma locadora de vídeo. Bonita, elegante, meiga, inteligente, muito ligada à família. Vive uma relação conturbada com o marido, Téo (Maurício Mattar), com quem tem uma filha, Patty (Viviane Ribeiro). É extremamente ciumenta. Adora a mãe e os irmãos, e tem muita afinidade com Estela, desde pequena. Recusa-se a enxergar os maus passos de Alexandre, a quem sempre defende. Após se separar de Téo, ela se envolve com o advogado Otávio Jordão, com quem forma o casal protagonista da novela.
RAUL VELOSO (Miguel Falabella) - Filho mais velho de dona Maroca (Yara Cortes), irmão de Diná (Christiane Torloni), Estela (Lucinha Lins) e Alexandre (Guilherme Fontes). Casado com Andrezza (Thaís de Campos). Homem de princípios rígidos. No início da trama é muito querido pela sogra, Guiomar (Laura Cardoso), e não entende quando ela passa a odiá-lo.
TÉO (Maurício Mattar) - Jovem arquiteto, carismático. Marido de Diná (Christiane Torloni), pai de Patty (Viviane Ribeiro), 12 anos mais jovem do que a esposa. Sofre com os ciúmes exagerados da mulher. No decorrer da trama, separa-se de Diná e envolve-se com Lisa (Andréa Beltrão).

DONA MAROCA (Yara Cortes) - Mãe de Raul (Miguel Falabella), Diná (Christiane Torloni), Estela (Lucinha Lins) e Alexandre (Guilherme Fontes). Mora com Diná. Mulher bondosa e meiga, que adora a neta Patty (Viviane Ribeiro).
ESTELA (Lucinha Lins) - Filha de dona Maroca (Yara Cortes), irmã de Diná (Christiane Torloni), Raul (Miguel Falabella) e Alexandre (Guilherme Fontes). Inteligente, forte, cria sozinha a filha adolescente, Bia (Fernanda Rodrigues), porque o marido, Ismael (Jonas Bloch), a abandonou há muitos anos. É mais fechada e contida do que a irmã, com quem tem uma forte ligação. Trabalha num escritório, mas também faz artesanato, que vende para os amigos e na locadora de Diná. No decorrer da trama, envolve-se com Alberto (Cláudio Cavalcanti).
BIA (Fernanda Rodrigues) - Filha de Estela (Lucinha Lins) e Ismael (Jonas Bloch), sonha com a volta do pai. Sai todos os dias de bicicleta a sua procura, idealizando a figura paterna.
ISMAEL (Jonas Bloch) – Pai de Bia (Fernanda Rodrigues), ex-marido de Estela (Lucinha Lins), mau-caráter que abandonou mulher e filha e retorna disposto a conquistar a confiança da jovem, embora não tenha apego por ela.
PATTY (Viviane Ribeiro) - Filha de Téo (Maurício Mattar) e Diná (Christiane Torloni).
GUIOMAR (Laura Cardoso) – Mãe de Andrezza (Thaís de Campos), sogra de Raul (Miguel Falabella), de quem gosta como se fosse um filho. Em determinado momento, sob a influência do espírito de Alexandre (Guilherme Fontes), passa a detestar o genro, sem que ninguém entenda a razão. Mora na fazenda, mas sempre visita a filha.
ANDREZZA (Thaís de Campos) - Filha de Guiomar (Laura Cardoso), mulher de Raul (Miguel Falabella). Vive muito bem com o marido e não entende como a sua vida muda de uma hora para a outra.
OTÁVIO JORDÃO (Antonio Fagundes) - Advogado criminalista, viúvo, pai de Dudu (Daniel Ávila) e Júnior (Felipe Martins). Homem justo, empenha-se em colocar Alexandre (Guilherme Fontes) na cadeia. Apaixona-se por Diná (Christiane Torloni), com quem forma o casal protagonista.
DUDU (Daniel Ávila) - Filho mais jovem de Otávio Jordão (Antonio Fagundes), irmão de Junior (Felipe Martins). Tem uns 12 anos, e está na fase de colecionar tudo o que gosta.
JUNIOR (Felipe Martins) - Filho mais velho de Otávio Jordão (Antonio Fagundes), irmão de Dudu (Daniel Ávila). Adora o pai, que considera seu amigo e ídolo. No começo da trama é um “mauricinho”. Depois, torna-se um rebelde.
DR. ALBERTO (Cláudio Cavalcanti) – Amigo de Otávio (Antonio Fagundes) e médico da família. Espiritualista. Envolve-se com Estela (Lucinha Lins).
LISA (Andréa Beltrão) - Namorada de Alexandre (Guilherme Fontes). Bonita e sofrida, sustenta a casa, já que o pai, Agenor (John Herbert), vive desempregado, e o irmão, Zeca (Irving São Paulo), é um músico sonhador e sem dinheiro. Ao longo da trama, envolve-se com Téo (Maurício Mattar).
AGENOR (John Herbert) - Pai de Lisa (Andréa Beltrão) e Zeca (Irving São Paulo), homem simples e rude. Está sempre procurando emprego, mas não aceita nenhum porque acha todos aquém da sua capacidade.
ZECA (Irving São Paulo) – Filho de Agenor (John Herbert), irmão de Lisa (Andréa Beltrão). Romântico, sonha tornar-se um músico famoso.
CARMEM (Suzy Rêgo) - Jovem e bonita, se enfeia para trabalhar na locadora de Diná (Christiane Torloni) porque conhece os ciúmes da patroa. Teve um amor misterioso no passado. No decorrer da trama, descobre-se que foi noiva do mascarado Adonay (Breno Moroni).
ADONAY (Breno Moroni) – Homem misterioso, que está sempre fantasiado, escondendo o rosto. Ao longo da novela, revela-se o ex-noivo de Carmem (Suzy Rêgo), que ficou desfigurado após um grave acidente.
TIBÉRIO (Ary Fontoura) - Curioso e divertido, mora na pensão de Cininha (Nair Bello) e trabalha no escritório com Estela (Lucinha Lins), por quem nutre uma secreta paixão. Fala sozinho e escuta vozes.
CININHA (Nair Bello) - Dona de uma pensão, aluga quartos. Alegre, divertida, está sempre de bem com a vida. É apaixonada por Tibério (Ary Fontoura).
NANÁ (Keila Bueno) - Pensionista de Cininha (Nair Bello), veio do interior e adora música. É namorada de Zeca (Irving São Paulo).
PADILHA (Renato Rabello) - É o faz-tudo da pensão de Cidinha (Nair Bello), um tipo muito divertido. Ajuda na cozinha, faz compras etc.
GERALDÃO (Cláudio Mamberti) - Tipo alegre e curioso que mora na pensão de Cininha (Nair Bello).
MAURO (Eduardo Galvão) - Sócio de Téo (Maurício Mattar) no escritório de arquitetura, tem inveja do amigo porque os clientes o procuram mais, e também porque admira Diná (Christiane Torloni).
QUEIROZ (Ricardo Petraglia) - Secretário de Otávio (Antonio Fagundes), a quem admira muito. Casado, tem duas filhas. É simplório e gosta das coisas muito certinhas.
REGINA (Mara Carvalho) - Trabalha com Estela (Lucinha Lins) no escritório e finge ser sua amiga, mas é falsa e traidora.
JULIÃO (Gésio Amadeu) - Administrador da fazenda de Guiomar (Laura Cardoso), marido de Zulmira (Solange Couto). Tem orgulho da mulher e não faz nada sem consultá-la.
ZULMÍRA (Solange Couto) - Mulher de Julião (Gésio Amadeu). Adora mexer com a terra e gosta de animais. Tem um enorme coração.
FÁTIMA (Lolita Rodrigues) - Dona do salão de beleza onde Lisa (Andréa Beltrão) trabalha.
EDNÉA (Mara Manzan) - Trabalha no escritório com Estela (Lucinha Lins), Tibério (Ary Fontoura) e Regina (Mara Carvalho).
GLÓRIA (Denise Del Vecchio) - Governanta da casa de Otávio (Antonio Fagundes), cuida dos filhos dele como se fossem sua família.
E MAIS:
Andréa Avancini – Aline
Anselmo Vasconcelos – Presidiário
Antonio Entriel – André
Armando – Kibe
Caio Junqueira - Pedro Bala
Carlos Takeshi – Okeda
Chris Pitsh – Bárbara
Cibelle Larrama – Maria
Cristina Ribeiro – Moça do salão de cabeleireiro
Eduardo Costa – Presidiário Cantor
Eduardo Felipe – Dedé
Edwiges Gama - Empregada de Diná (Christiane Torloni)
Ester Jabelonski - Secretária de Otávio (Antonio Fagundes)
Gerson Esteves – Gordo
Henrique Frasma – Estagiário
Jayme Périard - Igor
Jorge Pontual – Antonio
Joana Rocha - Cozinheira da pensão de Cininha (Nair Bello)
Lafayette Galvão - André
Lúcio Mauro Filho – Caíto
Marcelo Escorel – guarda
Márcio Porto – Julio
Maria Alves – Rosa
Mylla Christie - Carlota
Miliza Ivens – Irene
Mirian Freeland – Cris
Myrian Pérsia – Salomé
Moreno Brasil – Servente
Paulino Paura – delegado
Rejane Goulart - Júlia
Renato Rabello - Padilha
Roberta Índio do Brasil – Sofia
RonaldoTasso – Pedrinho
Selma Samar – Vovó
Tânia Scher - Josefa
Tato Gabus – Sombra
Thierry Figueira Filho – Guga
Vanda Alves – Dolores
Viniccius Marquez – Diogo
Walther Verve – Boca
Rubens de Almeida, Nádia Miguel, Gilberto Maciel, Eliska Altmann, Hela Di Castro, Aline Coelho – Funcionários da repartição pública
Áurea Alves – Minishopping
Branca Sulamita, Elza Lagame, José Mello, Juma Ferreira, Moacir Alves, Sadi Pimentei, Paulo Ponggi, Clay de Oliveira e André de Moraes – Moradores da vila

fonte: http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-229899,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário