5 de julho de 2012

Anjo Mau - 1997

atrizgloriapires | Gloria Pires em Anjo Mau 1997

Autoria: Maria Adelaide Amaral
Colaboração: Bosco Brasil, Vincent Villari e Dejair Cardoso
Supervisão de texto: Silvio de Abreu
Direção geral: Denise Saraceni
Direção: José Luiz Villamarim e Emilio di Biasi
Direção de núcleo: Carlos Manga
Período de exibição: 08/09/1997 - 27/03/1998
Horário: 18h
Nº de capítulos: 173

TRAMA PRINCIPAL
- Anjo Mau é uma adaptação da novela homônima escrita por Cassiano Gabus Mendes e exibida pela TV Globo em 1976. Diferentemente da versão original, que se passava no Rio de Janeiro, o remake tem São Paulo como cenário.
- A novela traz como protagonista e personagem-título a ambiciosa e dissimulada Nice (Glória Pires), cujo lado obscuro só é conhecido pelo telespectador. Filha adotiva de Augusto (Cláudio Corrêa e Castro) e Alzira (Regina Dourado), ela busca ascensão social a qualquer custo. A mãe, uma mulher amargurada, é a única capaz de perceber a perversidade da filha, mantendo-se sempre atenta a seus passos.

GALERIA DE PERSONAGENS
NICE (Glória Pires) - O anjo mau. Filha adotiva de Alzira (Regina Dourado) e Augusto (Cláudio Corrêa e Castro), ambiciosa e dissimulada. Esconde suas maldades e agressividade, mas também é capaz de sentimentos sinceros. Apaixona-se por Rodrigo (Kadu Moliterno) e decide se casar com ele desde o primeiro momento em que o vê. Sua paixão, embora intensa, foi friamente calculada. Nice age mais do que fala, e suas palavras raramente traduzem seus verdadeiros sentimentos. Ela jamais é obvia, rude ou truculenta. Tem gestos, olhar e voz suaves, mas dissimula suas atitudes violentas e agressivas. Seu lado escuro e mau só é conhecido pelo telespectador.
RODRIGO MEDEIROS (Kadu Moliterno) – Filho de Eduardo (José Lewgoy), irmão de Ricardo (Leonardo Brício) e Stela (Maria Padilha). Trabalhador, leal, responsável. Fica arrasado quando perde Paula (Alessandra Negrini) para o irmão. Magoado, torna-se imprevisível e quase insensível, mas incapaz de ser canalha. Como é um gentleman, mascara seus sentimentos. Procura agir como bom perdedor, mas sofre profundamente quando vê o irmão com a amada. Esse desespero o impele para Nice (Glória Pires): para vingar-se de Paula, a substitui por uma empregada doméstica. Ao mesmo tempo em que se sente culpado por usar Nice, passa a dar atenção também a Lígia (Lavínia Vlasak), que pertence a sua classe social. Traumatizado com a traição de Paula, passa a suspeita de cada mulher com quem se relaciona.
PAULA (Alessandra Negrini) – Filha de Tereza (Luiza Brunet) e Rui (Mauro Mendonça), irmã de Bruno (Emilio Orciollo Netto). Elegante, atraente, mimada, foi criada na mesma escola de futilidades da mãe. Vive o drama de romper seu compromisso com Rodrigo (Kadu Moliterno), em nome da paixão por Ricardo (Leonardo Brício). Tem momentos de grande conflito com o pai ao perceber que ele coloca o sucesso dos negócios acima da sua felicidade. É a primeira pessoa a descobrir que Nice (Glória Pires) não presta.


PRODUÇÃO
- Anjo Mau foi gravada na Central Globo de Produção, o Projac, no Rio de Janeiro; e em diversas locações da capital paulista, como o clube Hebraica e a Fundação Oscar Americano.
- O hall e o bar da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em São Paulo, serviram de cenário para o núcleo jovem da trama, formado, entre outros, por Vivian (Taís Araújo), Simone (Samara Felippo), Bruno (Emilio Orciollo Netto) e Helena (Bel Kutner), todos estudantes ligados à moda e à arte. No Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), no Parque do Ibirapuera, foram gravados muitos encontros de Ricardo (Leonardo Brício) e Paula (Alessandra Negrini).
CURIOSIDADES
- Anjo Mau marcou duas importantes estreias: a do diretor Carlos Manga em novelas, depois de 50 anos de carreira, e a da autora Maria Adelaide Amaral que, pela primeira vez, assinava uma novela sozinha, após colaborar com Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu em outras produções.
- Maria Adelaide Amaral fez muitas modificações na história, e criou novos núcleos e personagens para adequar a trama ao ritmo e à linguagem das telenovelas do final da década de 1990.
- Os nomes de alguns personagens foram trocados no remake. O patriarca da família Medeiros se chamava Edmundo na versão original, tendo sido rebatizado de Eduardo na nova versão.

fonte:http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-232104,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário