Autoria: Walther Negrão
Colaboração: Rose Calza e Ângela Carneiro
Direção: Reynaldo Boury, Carlos Manga Júnior e Cláudio Cavalcanti
Direção geral: Reynaldo Boury
Período de exibição: 01/06/1992 – 30/01/1993
Horário: 18h
Nº de capítulos: 206
TRAMA PRINCIPAL
- A trama tem início em 1985, na fictícia cidade de Remanso, quando os amigos Pedro (Paulo Gorgulho), Pasqual (Eduardo Galvão) e Xampu (João Vitti) se reúnem para a despedida de solteiro de João Marcos (Felipe Camargo). A farra termina numa cachoeira, onde Salete (Gabriela Alves), uma das jovens que estava no grupo, é assassinada. Durante a cerimônia de seu casamento com Lenita (Tássia Camargo), João Marcos é levado preso, junto com os três amigos, e todos são condenados a 21 anos de prisão pelo assassinato de Salete – crime que não cometeram.
- A tragédia envolvendo os quatro jovens atinge a vida de outros personagens da história, como Flávia (Lúcia Veríssimo), irmã de Xampu e apaixonada por Pedro, e Marta (Lucinha Lins), que acaba assumindo os negócios de seu irmão Pasqual. A vida de Lenita também muda radicalmente. Ela desiste de esperar João Marcos sair da cadeia e se casa com o mau-caráter Sérgio Santarém (Marcos Paulo).
TRAMAS PARALELAS
Léo e Vitório
- Uma das histórias paralelas que se destacaram na trama é a do menino Léo (Patrick de Oliveira), criado pelo doce e irreverente Vitório (Elias Gleizer). O sábio artesão também foi o responsável pela criação de Pedro (Paulo Gorgulho), a quem acolheu como um filho. Nos capítulos finais é revelado que Léo é filho de Marta (Lucinha Lins): ela deixou o bebê na porta da fazenda de Vitório e foi embora, retornando à cidade anos mais tarde.
GALERIA DE PERSONAGENS
FLÁVIA (Lúcia Veríssimo) — Filha de Emília (Lolita Rodrigues), irmã de Xampu (João Vitti). Moderna executiva de agroindústria, dividida entre o amor e o ódio pelo mesmo homem. Frágil e aparentemente seca nas questões de amor, mas firme quando obrigada a mostrar pulso forte nos negócios. Em público, é uma rocha. A sós, romântica e carente, sempre sonhando ser amada.
PEDRO (Paulo Gorgulho) — Anti-herói a princípio, herói de verdade na segunda fase da novela. Começa como boêmio irresponsável, mas sete anos de penitenciária fazem dele um guerreiro. Criado por Vitório (Elias Gleizer), é o líder do grupo formado por João Marcos (Felipe Camargo), Pasqual (Eduardo Galvão) e Xampu (João Vitti). Como os amigos, luta para provar sua inocência quando sai da cadeia.
JOÃO MARCOS (Felipe Camargo) — Galã romântico, amigo de Pasqual (Eduardo Galvão), Xampu (João Vitti) e Pedro (Paulo Gorgulho), menos rude do que este. Uma doce figura. De classe média, sem profissão definida, vive da intermediação de tudo: carros, casas, terras, produção agrícola. Filho de Lala (Léa Camargo) e irmão de Socorro (Cristina Müllins), casa-se com Lenita (Tássia Camargo) no início da novela, mas tem o casamento anulado. Quando sai da cadeia, passa a lutar para provar sua inocência e também para resgatar seu amor.
fonte:http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-229634,00.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário